Qual melhor forma de esterilizar um vaso de cultivo?

Pergunta de clientes: Qual melhor forma de esterilizar um vaso de cultivo?

Para cultivar microrganismos precisamos trabalhar sem contaminação de outras bactérias, fungos ou vírus que possam competir com o que queremos crescer. Por isso a escolha de um biorreator com o vaso de cultivo ideal é essencial para garantir que ele possa ser livre de influências externas que possam destruir toda sua produção.

Assim, os biorreatores mais sanitários são os construídos com aço inox, que permitem uma limpeza e esterilização eficiente, mas qual melhor forma de fazer isso?

Em tempos que tentamos a todo momento limpar e matar os vírus em nossas mãos, roupas e até em sacolas de compras, talvez a resposta óbvia seria o uso de álcool, ou outros produtos químicos convencionalmente usados em limpeza.

Mas todos eles não garantem o 100% de esterilização, ou desinfecção, que é necessário dentro de um biorreator, já que quem está lidando com um bioprocesso não pode se dar o luxo de ter mesmo que uma pequena quantidade de contaminante, que no final do processo pode ter tomado todo um biorreator.

Desta forma, o mais recomendado é trabalhar com a esterilização em alta temperatura e pressão, normalmente com o uso de vapor controlado dentro do vaso. Desta forma é possível garantir que não haverá problemas e o rendimento da produção será alto.

Clique aqui e conheça nossos biorreatores.

Compartilhe esse artigo