Porque medir o pH e a Temperatura no Biorreator?

Perguntas de clientes:
Porque medir o pH e a Temperatura no Biorreator

Nossos biorreatores têm vários parâmetros monitorados pelo software de gerenciamento de processos, entre eles os mais usados são os controles de pH e Temperatura. Mas por que isso é necessário num biorreator?

Vamos lembrar que um biorreator é usado para cultivar microrganismos que serão depois usados em várias aplicações: alimentar, agrícola, medicinal ou na área energética. O cultivo destes seres vivos tão simples demanda cuidados da mesma forma quando lidamos com organismos mais complexos.

Assim esses microrganismos têm preferência por um ambiente com condições que são mais favoráveis a seu crescimento, fora destas condições eles não terão o rendimento esperado, nem irão produzir as substâncias que queremos.

Assim o nível de pH, parâmetro que determina se o meio está mais ácido ou alcalino, é importante se manter numa faixa agradável para os microrganismos, evitando alterações bruscas, assim como a temperatura, como todos seres vivos, os microrganismos se adaptam e crescem melhor numa temperatura ideal.

Desta forma quando controlamos estes parâmetros temos uma maior possibilidade de ter sucesso na aplicação final de nosso produto. Venha conhecer como funciona a automação em nossos biorreatores.

Compartilhe esse artigo