Biologia Molecular

Biologia Molecular é o ramo da Biologia que estuda o início, as modificações e interações dos genes e seus produtos de expressão no indivíduo, população ou espécie, permitindo o controle genético e a composição de agentes biológicos, potencializando suas características.

É importante ressaltar que essas técnicas devem ser utilizadas, quando necessárias, para aumentar o potencial produtor dos agentes biológicos responsáveis pelas transformações.

A história da produção de penicilina é um ótimo exemplo do impacto de manipulações genéticas associadas ao desenvolvimento de meios para melhoria do processo.

A combinação de técnicas de mutação, com otimização do processo fermentativo, resultou em um aumento no rendimento de penicilina. Conhecer as características e propriedades desses biocatalisadores levará a inúmeras vantagens no desenvolvimento de bioprocessos industriais.

Quando realizados por células vivas, esses bioprocessos, uma vez definidos os produtos ou as atividades de interesse, devem envolver uma pesquisa para identificar agentes biológicos que tenham a característica desejada ou potencial de desenvolvimento.

A partir do estudo da biologia molecular pode-se aumentar o potencial produtor celular, o que estimula um importante agente. Com isso, conhecendo diferentes características e propriedades, as vantagens de desenvolvimentos de bioprocessos industriais são muito maiores.