Extrapolação de Escala

A Extrapolação de Escala é um dos grandes desafios da engenharia de bioprocessos, pois muitas vezes, ao se ampliar a escala de produção, se obtêm resultados distintos e insatisfatórios emrelação aos de escalas reduzidas (laboratorial e piloto).

Isso ocorre pelo fato das condições ambientais não terem sido mantidas constantes, afetando, consequentemente, o comportamento das células do agente biológico em questão.

A escala industrial depende da substancia que se esteja produzindo. O tamanho da escala será uma função de fatores econômicos com ligação direta na demanda do produto e também no valor agregado. Geralmente, quanto menor o valor do produto, maior a escala de produção para garantir a rentabilidade da empresa em relação ao capital investido.

Em escala de produção industrial, podemos encontrar biorreatores com algumas centenas ou até milhões de litros, entretanto, em todos os casos, os Bioprocessos desenvolvidos em escala laboratorial ou de bancada, requererão, em maior ou menor grau, uma etapa de escalonamento.