A diferença está nos detalhes
Existe um item muito importante para o bom funcionamento de um biorreator, que quase passa despercebido quando vemos o vídeo, ele nem é muito comentado, não tem um impacto grande no custo global de um equipamento, mas se não for bem projetado pode colocar todo o bioprocesso a perder. Essa peça tão essencial é o impelidor.
O impelidor são às “pás” que se encontram ao longo do eixo de agitação. Graças à ele podemos garantir uma homogeneidade dentro do biorreator, além de uma melhor distribuição da temperatura e dos gases dissolvidos no meio de cultivo.
Existem impelidores de vários formatos, cada um para uma aplicação diferente, buscando maior ou menor cisalhamento, ou seja, podemos definir ou evitar que as células dentro do biorreator sofram deformação ou até mesmo uma ruptura durante o processo. Tudo isso depende de escolher e dimensionar bem qual tipo de impelidor usar.
Com um impelidor correto para sua aplicação, e bem dimensionado, levando em conta o formato do biorreator, você irá conseguir atingir altos níveis de produção, com uma transferência de temperatura e gases correta, promovendo o crescimento e a produção de metabólitos no seu bioprocesso.
Garanta que você terá um biorreator otimizado até nos menores detalhes, fale conosco.