ACOMPANHE TODAS AS
INFORMAÇÕES.

NOTÍCIAS

Analítica de bioprocessos – pH e Oxigênio


 

 
Os sensores de pH e Oxigênio (luz Led no vídeo) trabalham durante a fermentação para manter consistentes as condições de vida das células suspensas ou microrganismos, com o monitoramento e controle do ambiente físico-químico, como, por exemplo, o nível de pH, o oxigênio dissolvido (OD), e o dióxido de carbono dissolvido quando necessário.
 
O negligenciamento no controle desses parâmetros pode causar impactos na qualidade final do produto. Dessa forma as medições in-line podem ser utilizadas para manter a cultura em seu estado ótimo.
 
Os cultivos aeróbicos necessitam de oxigênio na produção de energia proveniente de fontes de carbono orgânico. Devido a baixa solubilidade do oxigênio na água, o controle do fluxo de oxigênio (ar) deve ser cuidadosamente regulado para assegurar que ele não se torne um fator limitador no processo. Em contraste, um suprimento de ar hiperoxigenado no biorreator poderá causar um impacto irreversível no desempenho da cultura, assim como um desperdício da energia utilizada no funcionamento do compressor de ar.