ACOMPANHE TODAS AS
INFORMAÇÕES.

NOTÍCIAS

Vai uma cervejinha?


 

Vai uma cervejinha?

Você já deve ter se perguntado como é produzido o fermento utilizado para fazer sua cerveja gourmet. Nesse momento de quarentena, muitos tem feito sua cervejinha em casa, seja por hobbie ou para passar o tempo.

A fabricação do fermento, utilizado para a produção de cerveja, segue normas estabelecidas pela ANVISA e boas práticas de fabricação (BPF) com o objetivo de garantir a qualidade do produto final.

O processo de cultivo envolve procedimentos de microbiologia aplicada desde a manutenção da cepa até a obtenção do inóculo e posterior inoculação no biorreator.

Para a produção do fermento são utilizados biorreatores, nos quais os meios de cultivo à base de maltose são previamente esterilizados. Em cada etapa de cultivo são verificados parâmetros microbiológicos referentes às etapas de multiplicação celular, para garantir a viabilidade e a concentração de células ideais para sua aplicação direta no mosto cervejeiro.

A utilização de um biorreator com controle de agitação, temperatura, pH e oxigênio é fundamental para a obtenção de um fermento de qualidade. Temos grande satisfação de contar com nossos biorreatores em um dos maiores fornecedores de fermento do Brasil.